Início

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Alexandre, o Grande e sua sede de fama de Phil Robins


























FICHA DE LEITURA


I - Referência Bibliográfica : ROBINS, Phil – Alexandre, o Grande e sua sede de fama – 1ª edição – Série: mortos de fama. São Paulo. Editora: Cia. das Letras,2009.


II – Personagem mais interessante : Pelo que entendi, Alexandre era o rei da Macedônia (que ficava na Grécia) e sua fama se deve principalmente ao fato de ter comandado um exército gigantesco de gregos e alguns persas e ter marchado com eles por desertos Tórridos e montanhas geladas, situados no confins do mundo. Moral da história: ele reinou sobre um vasto império de mais de 5 MILHÕES de quilômetros quadrados,abrangendo desde o rio Danúbio, na Europa, até o atual Paquistão.E eu estava pensando: como teria sido seu império se ele não tivesse morrido com apenas 32 anos? Pois é, ele morreu novinho.


III-Momento da história que mais gostei:A parte que eu mais gostei foi quando ele conquistou a cidade de Tiro. “Em 332 A.C, Alexandre, o Grande tentou conquistar Tiro, uma base estratégica costeira na guerra entre os gregos e os persas. Como não conseguiu invadir a cidade, cercou Tiro durante sete meses, mas Tiro resistiu. Alexandre usou os destroços da cidade abandonada do continente para construir uma ponte, e, quando chegou suficientemente próximo das muralhas, usou as suas máquinas de cerco para atingir e eventualmente abrir brechas nas fortificações. Consta que Alexandre ficou de tal forma furioso com a resistência dos habitantes de Tiro e com a perda dos seus homens que destruiu meia cidade. De acordo com um guerreiro, Tiro teve cerca de 8000 baixas enquanto que os macedónios perderam 400 guerreiros. Alexandre concedeu o perdão ao rei e família, e os 30.000 residentes e estrangeiros foram feitos escravos.”


IV-Grau de satisfação:
(X)ÓTIMO
( )BOM
(cri,cri...)HORRÍVEL



V-Recomendação: É um ótimo livro, e qualquer um que quiser ler pode ler. Mas recomendo-o especialmente para pessoas que gostem de aventuras, pois o livro vai da Grécia até a Índia.De um continente a outro.Não deve ter sido fácil.


Colégio Pedro II – Unidade Centro
Nome:Gabriel De Aragão Aleksandravicius Turma:602
Professora:Margarete Disciplina:Língua Portuguesa
goosebumps é muito legal ; pena que a biblioteca não tem mais que alguns livros da série , mais eu coleciono-os e tenho 19 livros da série e se duvidar ; venha me pedir para tirar uma foto de cada um deles.

UÓLACE E JOÃO VICTOR - autora:ROSA AMANDA

















Rosa Amanda Strausz (autora do livro)




Colégio Pedro II-U.E CENTRO
Nome:Valter Turma:604 nº.26
Disciplina:Português Professora:Margarete


Ficha de Leitura

I-Referência bibliográfica: AMANDA,Rosa.UÓLACE E JOÂO VICTOR.Renato Bittencourt.Belo Horizonte.Editora Objetiva,2003.


II-Personagem do texto: O UÓLACE era um menino que vivia na rua,a sua mãe vivia bêbada e dormia em qualquer lugar.Ele sempre quis estudar ser rico,usar roupa nova e comer nuito hamburguês.


III-Momento da história:”A fome aperta mais a minha barriga.E bate a tristeza do fim da tarde.Se eu tivesse nascido americano feito meu nome,tinha meia dúzia de pai rico,uma casa cheia de hambúrguer,tênis e carro.”


Explicação-Porque ele não tinha dinheiro.E se ele fosse filho de americano ele iria ser rico.


IV-Grau de satisfação:*****-Muito Bom

V-Recomendação:Altamente recomendável,porque é um livro que fala a realidade da vida.Como os pobres vivem e como os ricos vivem.
















O Poço do Visconde - Monteiro Lobato

Monteiro Lobato (autor do livro)

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Nome: Iago Henrique Rosa de Souza Silva - Turma: 604 Nº. 11
Professora: Margarete Dias - Disciplina: Língua Portuguesa





Ficha de Leitura



I - Referência Bibliográfica



LOBATO, Monteiro. O Poço do Visconde. 21ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense , 2004. (Sítio do Picapau Amarelo)






II – Personagem do livro que mais gostei






Visconde de Sabugosa
Visconde de Sabugosa, ou simplesmente Visconde, é um sabugo de milho sapientíssimo. Foi criado por tia Anastácia. Sua sabedoria foi obtida através dos livros de Dona Benta. Nas histórias, é sempre escolhido por Pedrinho para fazer as tarefas mais perigosas, pelo fato de ser “consertável”. Se por acaso ele morrer, tia Anastácia só aproveita a cabeça e os membros, pega um sabugo de milho novo e faz outro Visconde novíssimo. Ele é muito obediente a boneca Emília, por ter muito medo dela, que o ameaça “depena-lo” ( arrancar braços e pernas ) se não fizer o que ela manda. É também o Visconde que fabrica o pó de Pirlimpimpim sempre quando preciso.






III – Momento da história que mais gostei

“- E o que é sedimentar?”

Eu escolhi esse trecho pois (na minha opinião) a Emília, que disse essa fala, pergunta tudo que não sabe e acho que isso é uma característica da personagem interessante pois, se nós não perguntarmos o que não sabemos, nunca vamos saber.

IV – Grau de satisfação

Que tédio... – Péssimo ( )
Aaaaaaaahh ! – Ruim ( )
Eba!! – Bom ( )
UHUL!!!! – Excelente (X)

V – Recomendação

Recomendável apenas para pessoas que se interessam por ciências da terra e por ciências que falam em petróleo. Porque eles discutem muito esses assuntos para abrirem o poço, quase a história inteira, e quem não tiver interesse por esses assuntos não vai gostar ou entender.

















Os Noturnos

Colégio Pedro ll-U.E.Centro

Nome: Turma: 604
Disciplina:Português. Profª.Margarete
Ficha de leitura

I-Referência bibliográfica : MUNIZ , Flávia, Os Noturnos , 2ª edição, Moderna,19995

ll- Personagem do texto: Eu gostei muito do personagem André , pois ele deixou de comer seu lanche só para ir num parque assombrado e também corajoso e aventureiro , pois ele sabia que poucas pessoas iam lá e também que poucos dias atrás um ladrão correu da polícia e se escondeu lá e nunca mais tinha aparecido

lll-Momento da história : quando André chegou no parque ficou conversando com um homem que já estava lá e , mais tarde o relógio da torre da igreja bateu seis horas e o som ecoou pelo parque como uma canção de terror . Eu gostei dessa parte pois dava para se saber que teria um grande suspense na história
lV- achei a história excelente , pois ele traz bastante suspense.

V- Recomendável apenas para pessoas que gostem de aventura e suspense. Pois pessoas que não gostam de ação provavelmente não gostarão do livro, pois ele toca muito nesse assunto.

Ficha de Leitura-606- Maria Inês

Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Nome: Maria Inês Lopa Ruivo Turma: 606 nº 24

Disciplina Português Professora Margarete Dias
Ficha de Leitura
I – Referência Bibliográfica: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta . 1 Edição, Rio de Janeiro, Editora Record, 1987. ( Coleção Reco- reco).
II- Personagem do texto: O livro é dividido em quatro sub-histórias : 1) Romeu e Julieta, duas borboletas coloridas, o Romeu é azul e Julieta é amarela. Eles são proibidos pelos seus pais de voarem em canteiros de flores que não tenham suas respectivas cores. Ambos gostam de explorar o desconhecido, como a floresta e os canteiros de outras cores. Quando fizeram essa aventura, se perderam na floresta causando muita aflição em seus pais, que foram obrigados a voar em outros canteiros.Deixando o céu mais colorido, após o ocorrido todas as borboletas visitaram os canteiros de outras flores. 2)Nosso amigo Ventinho – É um vento bonitinho, alegre e serelepe, que brinca e trabalha muito bem. Um dia Ventinho tentando evitar a tristeza das crianças que faziam um festa, procurou junto com seus amigos afastar o Noroeste – vento forte que faz chover . Ao conseguir afastar a chuva, Ventinho ficou muito feliz em ver as crianças felizes porque o Sol apareceu, não estragando a festa. 3) O trenzinho do Nicolau – a história fala do amor do Nicolau pelo seu trenzinho, que mesmo depois de velho e enferrujado serviu para a diversão das crianças. 4) A escolinha do mar – É uma escola do fundo do mar que mostra a importância da educação no crescimento das crianças (peixes) . “Tubaronete” ao roubar pérola de “ Dona Ostra” foi criticado pelo seu “Peixoto” que aconselhou o pai “Barão- Tubarão”
III- Momento da história: Gostei quando tudo acaba bem com Romeu e Julieta, salvos e com todas as cores misturadas. É um momento feliz da história em que todo mundo sai satisfeito. (“Juntas brincavam as borboletas. Todas as borboletinhas brincavam de roda”). Achei interessante o sentimento de solidariedade do Ventinho (“ E você o que lucra em estragar a festa deles?Seu vento sem coração, vento de ventilador”) e o amor de Nicolau pelo seu trenzinho (“ O velho trenzinho, seu companheiro, ia ser vendido pro ferro- velho.E Nicolau resolveu: comprar o trenzinho”), bem como a importância dada a educação na construção das crianças (“Tubaronete já não é mais aquele peixe sem educação”).
IV – Grau de satisfação:  Gostei muito. Porque ensina a ter força de vontade, sentimento de solidariedade , amor pelo seu trabalho e sentimento de superação mediante ao acesso à educação, todos estes personagens conseguiram o que desejaram, devido a sua persistência.
V – Recomendação: Recomendável apenas para crianças, porque usa muito a imaginação das crianças de faixa etária entre 5 e 9 anos.

terça-feira, 26 de abril de 2011

esquecer o natal - john grisham

Ficha de Leitura - Meninos do Mangue - Roger Mello

Autor: Roger Mello


Nome: João Paulo P. Maciel Turma:606
Professora: Margarete Disciplina: Português

Ficha de Leitura

I - Referência Bibliográfica.Mello,roger.Meninos do Mangue.1° edição, São Paulo.Companhia Das Letras.2001


II – Personagem do texto.

O personagem que escolhi foi a preguiça pois perdeu a aposta e teve que contar 8 histórias,que são muito interessantes.

III - Momento da história.

Quando o velho rabugento ficou bravo com as crianças por achar que eles pegaram o siri,sendo muito divertido.


IV - Grau de satisfação.

:) Muito Bom


V – Recomendação.

Para todas as idades pois é muito interessante e muito engraçado.


O fantasma do espelho


Colégio Pedro II – Unidade Escolar Centro
Nome: Luíza Campiti Turma:606
Número:23
Professora: Margarete Dias Disciplina:Língua Portuguesa
Ficha de leitura
I.Referência Bibliográfica
R:DALBY ,Karen.O FANTASMA DO ESPELHO.1° edição,São Paulo,scipione,2005.Coleção:Salve-se quem puder.
II.Personagem do texto que mais gostou
R:Ana,por que ela era a mais corajosa da turma dela,tem dois amigos chamados;Tricô e Dudu.Ana também é muito esperta e os ajuda a resolver o mistério do livro.
III.Momento da história que mais gostou
R:A parte que eu mais gostei foi quando Ana e seus amigos resolvem o mistério pois assim fico sabendo de todo o porque da história,e o suspense acaba!
IV.Grau de satisfação
  R: 
Bom Ruim Bom
V.Recomendação
R:Recomendável para crianças e adolescentes, por que não é um livro tão complexo para um adulto.

São Paulo:de colina a cidade.De Amir Piedade

Colégio Pedro II-Unidade Centro
Nome:Leonardo Jangada dos Santos
Turma:606 Nº:21
Disciplina:Português Professora:Margarete
Ficha de Leitura
I-Referência Bibliográfica
PIEDADE,Amir.São Paulo:de colina a cidade.1ª.São Paulo.Cortez.2004
II-Personagem do texto
Eu gostei mais dos padres.Eles vieram do outro lado do oceano para catequizar e converter os índios.Os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta ergueram um altar e rezaram uma missa.São Paulo nasceu,oficialmente,como Povoado de São Paulo de Piratininga.
III-Momento da história
“Proclamou a Independência do Brasil,no meio de seus soldados,gritando “Independência ou morte!”.Em 7 de Setembro de 1822,o Brasil deixou de ser colônia e passou a ser um Império”.Gostei mais desta parte porque foi uma época boa para o Brasil,quando ele deixou de ser colônia.
IV-Grau de satisfação-Gostei muito
V-Recomendação
Recomendável apenas para pessoas que gostam de estudar história e gostam da cidade de São Paulo,pois o livro fala da história da cidade,quando ela foi fundada e outros interesses de São Paulo

Os detetives do farol em contrabandistas no barco e roubo quase perfeito - Klaus Bliesener

Nome: Vanessa de Sousa Melo


Ficha de leitura


I - Referência Bibliográfica:

BLIESENER, Klaus. Os detetives do farol em contrabandistas no barco e roubo quase perfeito. São Paulo. ÁTICA S.A. 1996.


II - Personaagem do texto que mais gostei:

Nesse livro são três protagonistas: Beto, Cigarra, e Gude. O personagem que eu mais gostei foi o Beto, porque ele é o mais esperto, e com o seu caderninho preto de anotações ele desenhava e guardava provas sobre os crimes.


III – Momento da história que mais gostei:

O momento que eu mais gostei no livro, foi quando eles começaram a investigação, porque é muito emocionante, eles saem fazendo perguntas e procurando pistas, Beto anotava t

udo em seu caderninho.


IV – Grau de satisfação:

(X) ( ) ( )

BOM MAIS OU MENOS RUIM


V – Recomendação:

Recomendado para todos que gost am de mistérios e histórias de detetives.

Klaus Bliesener



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Capitão Cueca (Vol.3) - Dav Pillkey



Nome: Danilo de Andrade Mattos

Turma: 606





Ficha de Leitura


I - Referência Bibliográfica:

Pillkey , Dav . Capitão Cueca . 1ª Edição , São Paulo , Cosac Naify , 2001 . Capitão Cueca (vol.3).

II – Personagem mais interessante: Jorge Beard usa roupas formais, mas nem por isso deixa de aprontar, sempre ao lado de seu amigo Haroldo. Além de aprontar ele também faz histórias em quadrinhos .

III – Momento da história que mais gostei:
Quando as cozinheiras da
escola estão preparando a receita de bolinhos de Haroldo e Jorge , tudo explode em gosma verde, as cozinheiras voam da cozinha até o corredor com expressões muito engraçadas, a escola fica cheia de gosma verde.

IV – Grau de satisfação:

XP – Muito divertido !!

V – Recomendação: Altamente recomendado para pessoas felizes .


Fala serio, amor! -- Thalita Rebouças


Nome: Sarah Thomé D.C. Silva

FICHA DE LEITURA













II- Referencia bibliografica:

REBOUÇAS, Thalita. Fala serio,amor!.Primeira edição. Rio de Janeiro. Editora ROCCO Jovens leitores. 2007. Coleção Rosa Choque.

II - Personagem do texto:

Maria de Lurdes mais conhecida como malu é a
protagonista da historia,e conta suas aventuras amorosas desde a infância até o fim da adolescência.

III- Momento da historia:

O namorado da malu compra um pato de
estimação sendo que ela não gosta de patos ,o pato corre atrás dela por horas, só depois de 3 horas ela descobre que o namorado dela queria terminar com ela por isso comprou o pato.

IV- Grau de satisfação:

***** ADOREI

V - Recomendação:
recomendavel apenas para meninas pois o livro fala sobre o univerço delase os meninos não vão gostar nem um pouco doque o livro retrata.

clique aqui www.thalita.com/site/
e entre no site da autora do livro
e a editora http://rocco.com.br/colecoes/jovens_leitores.asp

Poderosa 5 - Sérgio Klein



                                                      
                     Ficha de Leitura
Autor: Sérgio Klein

I - Referência Bibliográfica:
KLEIN, Sérgio. Poderosa 5. São Paulo, SP. Ed. Fundamento Educacional, 2009


II – Personagem mais interessante:
Joana Dalva: Uma menina que tem o poder de transformar em realidade tudo que escreve com a mão esquerda.


III – Momento da história que mais gostei:
Quando Joana Dalva conhece Ivan e impressionada com suas qualidades, e depois começa a ficar dividida entre João (namorado) e Ivan. Gostei desta parte da história, porque é a partir dela que os acontecimentos começam a se desdobrar.


IV – Grau de satisfação:
 :D  Muito Bom!     


V – Recomendação:
Recomendo este livro para meninas (adolescentes e pré-adolescentes) que gostam de histórias divertidas com a família e amigos.

Harry Potter e O Cálice de Fogo- J.K Rowling

Livro do Harry Potter e o Cálice de Fogo
J.K Rowling

Nome:Eduardo Henriques Alves Braule Pinto
Turma: 602
Professora:Margarete Dias Disciplina: Língua Portuguesa

  Ficha de Leitura





I-Referencia bibiliografica- ROWLING- J. K. -Harry Potter e o Cálice de Fogo. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2001.

II-Personagem mais interessante- Harry Potter , pois toda a história gira em torno dele, desde o começo das férias na casa dos Dursley até o momento que ele ganhou o Torneio Tribruxo e vai para casa

III-Momento da história em que mais gostei- O Momento da História em que eu mais gostei foi o momento em que o Harry e o Cedrico seguram a taça do torneio e vão parar em um cemitério onde encontram Voldemort e os Comensais da Morte, que matam Cedrico, Harry ver Voldemort renascer e duelar com ele até que Harry após o acontecimento do Priori Incantem feitiço que aconteceu pois Harry e Voldemort tem um material em comum na varinha, Harry foge com a alma de Cedrico .

IV-Grau de Satisfação:=) =) =) =) =)-Excelente

V-Recomendação:Eu recomendo o livro para pessoas que gostam de histórias que contem aventura e emoção.

Para ver o Site de J.K Rowling, clique aqui
Para ver o Site da Editora Rocco, clique aqui