Início

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ruth Rocha- Romeu e Julieta




Nome: Maria Inês Lopa Ruivo Turma:606


Ficha de Leitura
I – Referência Bibliográfica: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta . 1 Edição, Rio de Janeiro, Editora Record, 1987. ( Coleção Reco- reco).
II- Personagem do texto: O livro é dividido em quatro sub-histórias : 1) Romeu e Julieta, duas borboletas coloridas, o Romeu é azul e Julieta é amarela. Eles são proibidos pelos seus pais de voarem em canteiros de flores que não tenham suas respectivas cores. Ambos gostam de explorar o desconhecido, como a floresta e os canteiros de outras cores. Quando fizeram essa aventura, se perderam na floresta causando muita aflição em seus pais, que foram obrigados a voar em outros canteiros.Deixando o céu mais colorido, após o ocorrido todas as borboletas visitaram os canteiros de outras flores. 2)Nosso amigo Ventinho – É um vento bonitinho, alegre e serelepe, que brinca e trabalha muito bem. Um dia Ventinho tentando evitar a tristeza das crianças que faziam um festa, procurou junto com seus amigos afastar o Noroeste – vento forte que faz chover . Ao conseguir afastar a chuva, Ventinho ficou muito feliz em ver as crianças felizes porque o Sol apareceu, não estragando a festa. 3) O trenzinho do Nicolau – a história fala do amor do Nicolau pelo seu trenzinho, que mesmo depois de velho e enferrujado serviu para a diversão das crianças. 4) A escolinha do mar – É uma escola do fundo do mar que mostra a importância da educação no crescimento das crianças (peixes) . “Tubaronete” ao roubar pérola de “ Dona Ostra” foi criticado pelo seu “Peixoto” que aconselhou o pai “Barão- Tubarão”
III- Momento da história: Gostei quando tudo acaba bem com Romeu e Julieta, salvos e com todas as cores misturadas. É um momento feliz da história em que todo mundo sai satisfeito. (“Juntas brincavam as borboletas. Todas as borboletinhas brincavam de roda”). Achei interessante o sentimento de solidariedade do Ventinho (“ E você o que lucra em estragar a festa deles?Seu vento sem coração, vento de ventilador”) e o amor de Nicolau pelo seu trenzinho (“ O velho trenzinho, seu companheiro, ia ser vendido pro ferro- velho.E Nicolau resolveu: comprar o trenzinho”), bem como a importância dada a educação na construção das crianças (“Tubaronete já não é mais aquele peixe sem educação”).
IV – Grau de satisfação:  Gostei muito. Porque ensina a ter força de vontade, sentimento de solidariedade , amor pelo seu trabalho e sentimento de superação mediante ao acesso à educação, todos estes personagens conseguiram o que desejaram, devido a sua persistência.
V – Recomendação: Recomendável apenas para crianças, porque usa muito a imaginação das crianças de faixa etária entre 5 e 9 anos.

Um comentário: